10/08/2018 11h40 - Atualizado em 10/08/2018 11h40

MUSEU ARACY PARAGUASSÚ E PARCEIROS REALIZA 1º COLÓQUIO INTERNACIONAL IPEASA


MUSEU ARACY PARAGUASSÚ E PARCEIROS REALIZA 1º COLÓQUIO INTERNACIONAL IPEASA

Nesta quinta-feira 09, a Prefeitura de Itaituba através do Museu Aracy Paraguassú, realizou a abertura do 1º Colóquio Internacional IPEASA da instituição, no auditório do Instituto Federal de Educação do Pará-IFPA.

COM O TEMA: “A pesquisa na Amazônia-Territorialidade, saberes e conflitos”, a programação segue até o dia 12 com uma vasta e abrangente programação voltada para os encantos da arqueologia Itaitubense.
Na abertura do evento, Culturas, conhecimentos tradicionais, técnicas e saberes dos povos do Tapajós encantaram o público!
O Antropólogo Frances Erwan Dianteill, veio de Paris para conferir e pesquisar de perto sobre nossa rica história, e segundo ele, a implantação do Instituto IPEASA, sem dúvidas facilitará cada vez mais a outros pesquisadores que vierem até Itaituba.
Professor Felipe Melo representando a equipe do Instituto IPEASA, falou da importância do evento, que trouxe a novidade para amparar e agregar os aparatos históricos do Museu Aracy Paraguassú, para ele, agora sim Itaituba poderá cuidar e guardar suas memórias em bando de dados próprio.
A Coordenadora do Museu Aracy Paraguassú Regina Lucirene, parabenizou a todos pelo empenho da realização do evento e destacou Preguiça Gigante Eremotherium, que ao ser encontrada, foi levada para Belém, por ainda não ter em Itaituba o Instituto, para Regina Lucirene, agora temos muito que comemorar com a chegada do IPEASA.
Representando o Prefeito Valmir Climaco, o Secretário de Governo Israel Santos, deu as boas vindas aos representantes internacionais que vieram conhecer a arqueologia Itaitubense, e pesquisar sobre nossas culturas. O Secretário destacou ainda a luta incansável do Gestor pela implantação do Instituto IPEASA no Município, que agora facilitará a vida dos arqueólogos e turistas que vierem a visitar a Cidade Pepita, finalizou!

ASCOM/PMI



Enviar por e-mail Imprimir